CONSTITUIÇÃO FEDERAL

Faça uso dos seus direitos, não fique cego.

domingo, 14 de agosto de 2011

MONTES CLAROS-MG – PM reforça segurança com GPS e computadores de bordo

MONTES CLAROS – PM reforça segurança com GPS e computadores de bordo

O projeto-piloto está sendo testado para futura ampliação
MONTES CLAROS - PM reforça Segurança com GPS e Computadores de Bordo
Divulgação PM
O sistema será útil também para agilizar no deslocamento das viaturas

Viaturas percorrendo a cidade, equipadas com computadores de bordo, GPS e acesso à Internet. Nos computadores, fotos dos marginais mais procurados e demais informações importantes para que o policial possa cumprir sua missão. Para a comunidade, uma resposta mais rápida; para os militares, mais autonomia para buscar a resposta. Este é o novo cenário de atuação dos policiais militares de Montes Claros. O projeto-piloto foi implantado esta semana e está sendo testado para sua ampliação.
Segundo o comandante do 50º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel Jorge Bonifácio de Oliveira, o trabalho experimental está sendo feito em duas viaturas e foi possível, através de parceria com a Associação Comercial e Industrial – ACI, que doou os computadores. Ao 50º BPM, coube providenciar os modens e o acesso à Internet.
“Esse trabalho facilita o rastreamento e a localização dos marginais. O uso do GPS vai ajudar nos deslocamentos das viaturas e, nos computadores, teremos a identificação biomédica dos infratores”, ressalta o oficial. Ele citou como exemplo, o caso do infrator que usa uma carteira de identidade falsa.
No momento da prisão, os militares têm como verificar a veracidade das informações e conferir as impressões digitais. “A intenção é somar esforços com a Rede de Vizinhos Protegidos, para reduzir a criminalidade na região”, destaca o oficial.

COMO VAI FUNCIONAR
 Um carro suspeito é parado numa blitz, em Montes Claros. O motorista se identifica e os policiais recorrem ao computador da viatura para checar as informações. Em segundos, sua ficha completa é acessada, revelando que ele tem antecedentes criminais e um mandato de busca, emitido pelo Juiz da Comarca local. Imediatamente, o motorista é detido e o carro vistoriado.
A iniciativa do projeto é do Ten-Cel Jorge Bonifácio de Oliveira e a autoria é do 2° Tenente Frederico Borges Evangelista, oficial de Informática da unidade. O conteúdo dos computadores é disponibilizado, de acordo com a senha de acesso do policial. Será possível, ainda, fazer o registro eletrônico, o que facilitará o trabalho, que antes era restrito apenas aos computadores instalados nas companhias.

As informações cadastrais das ocorrências em andamento são encaminhadas pelo sistema e os policiais podem, ainda, acessar um banco de dados fotográficos, contendo uma lista de autores já cadastrados, facilitando, com isso, o reconhecimento e identificação pelas vítimas de possíveis suspeitos.

Márcia Cândido
Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário