CONSTITUIÇÃO FEDERAL

Faça uso dos seus direitos, não fique cego.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

EFEITOS DA PEC 300? Operação Planalto reúne 600 militares com equipamentos pesados. Soldados treinam para atuar como polícia e também fazem ações sociais.


O  Exército iniciou nesta terça (9), na cidade de Santo Antônio do Descoberto, no Entorno do DF, uma operação de treinamento anual da Operação Planalto. Cerca de  600 militares ocuparam as ruas da cidade, com carros blindados de combate, jipes, caminhões, cavalos e com veículos blindados Urutus.
Tanque do Exército circula pelas ruas de Santo Antônio do Descoberto (Foto: Wilson Dias/Abr)
Veículo blinadado do Exército circula pelas ruas de Santo Antônio do Descoberto (Foto: Wilson Dias/Abr)

O objetivo da ação é treinar os soldados para operações de garantia de ordem, em situações previstas pela Constituição, quando o Exército atua com poder de polícia. Eles estão atuando junto com as polícias civil e militar. A operação vai até a próxima sexta-feira(12).

Na operação desta terça-feira (9) os militares fecharam as entradas e saídas da cidade e atuaram no controle do tráfego de veículos. De acordo com o major César Humberto, que comanda a operação, as principais ocorrências foram referentes a problemas de trânsito, como falta de documentos de carros e motoristas. Uma pessoa foi detida por dirigir embriagada.
Os militares estão  promovendo também algumas ações sociais na cidade, como orientação médica e odontológica à comunidade, além de  palestras sobre as formas de ingresso no Exército Brasileiro.

Nota do blog: é no mínimo muito estranho este "treinamento" justamente quando PMs, BMs e Policiais Civis reunidos em Brasília lutam pela aprovação da PEC300 em segundo turno na Câmara dos Deputados. Torçamos para que seja realmente um treinamento, e não uma medida intimidatória. As consequências seriam catastróficas. Notem que a notícia acima foi postada às 18:24 e atualizada às 18:58; logo após o encerramento da reunião entre parlamentares e representantes estaduais das forças de segurança. A Propósito: ficou decidido pelo aquartelamento dos PMs, BMs de todo o Brasil ate que a PEC300 seja votada em segundo turno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário